domingo, 17 de janeiro de 2010

A aprendizagem e as mudanças através das redes sociais

A evolução tecnológica veio de certa forma provocar alguma mudança no nosso meio social e cultural. Cada vez mais as redes sociais estão a fazer parte do quotidiano dos indivíduos. A utilização das tecnologias é cada vez mais precoce, no entanto estas são utilizadas por pessoas de todas as faixas etárias.
Schroeder (2009), afirma que o esperado é que as redes sociais sejam utilizadas especialmente por jovens, mas a realidade é que as pessoas mais velhas têm a mesma probabilidade de utilizar as redes sociais. No entanto, os adolescentes de hoje estão a crescer num mundo em que os meios de comunicação social estão por toda a parte.
Segundo Boyd (2009), os adolescentes usam as redes sociais como um espaço de ponto de encontro social coma sua rede pré-existente. Um exemplo desse aspecto é o facto de por vezes os jovens se sentirem mais isolados em casa, ou porque os pais não os deixam sair, ou simplesmente porque são mais tímidos e não gostam de sair, e as redes sociais são uma forma que encontram para poderem estabelecer uma ligação com os seus amigos.
A socialização tem implicações na aprendizagem. Os jovens ao se envolverem com outras pessoas estão assim a adquirir novos conhecimentos. A tecnologia pode ser útil para fins de educação, no entanto, precisa ser pensada pedagogicamente antes de entrar na sala de aula. Os jovens estão cada vez mais a utilizar os meios de comunicação através das redes sociais para partilharem com os seus colegas informações úteis (Boyd, 2009).
Cabe aos educadores a tarefa fundamental de ajudar os jovens a navegar nas redes sociais da melhor forma, podendo chamar-se a isso aprender a viver numa sociedade moderna, pois é necessário perceber realmente a estrutura do que se utiliza e não apenas saber como se usa.
Conclui-se assim que a forma como aprendemos hoje em dia tem maioritariamente na sua base o uso das novas tecnologias, o que na minha opinião facilita em inúmeros aspectos, desde que essa utilização seja feita da melhor forma. As pessoas utilizam também cada vez mais as redes sociais como uma forma de socialização, o que pode ser vantajoso para determinadas pessoas.
Referências Bibliográficas:
Boyd, D. (Abril de 2009). Living and Learning with Social Media. Obtido a 17 de Janeiro de 2010 de http://www.danah.org/papers/talks/PennState2009.html

Schroeder, S. (Agosto de 2009). Teens Don’t Tweet, Or Do They? Obtido a 17 de Janeiro de 2010 de http://www.zephoria.org/thoughts/archives/2009/08/06/teens_dont_twee.html

Sem comentários:

Enviar um comentário